TROLEICARROS
* Com a preciosa ajuda de um livro editado pela secção do Norte da Ordem dos Engenheiros e de que é co-autor o meu amigo, Engenheiro Emídio Gardé (e cuja compra aconselho vivamente a todos os interessados nesta matéria, até porque o preço é bastante acessível) vou falar sobre troleicarros.
* Em português corrente trata-se de um veículo de transporte colectivo de passageiros, movido a electricidade (existiram alguns que possuiam motores auxiliares a diesel) e que segundo se saiba só circularem em três cidades portuguesas: Coimbra, Braga e Porto. Nestas duas últimas estão totalmente extintos, mas em Coimbra ainda vão resistindo em algumas linhas.
* Estes veículos circulavam como qualquer autocarro tinham pneus de borracha, só que obrigavam a uma linha eléctrica (dupla) aérea que era a fonte de energia. O Porto foi a última cidade das duas onde mais tempo eles circularem, pois até há cerca de uma década ainda era possível observar a circulá-los em poucas linhas.
* Outra curiosidade foi que a cidade do Porto foi a única possuir estes veículos de dois pisos e de três nacionalidades (ingleses, italianos e portugueses). Nos portugueses equipados pela "Efacec" (passe a publicidade) chegaram a circular alguns articulados; muito embora os primitivos fossem os célebres "BUT" (ingleses) que tiveram duas versões (de duas e três portas).
* Em Coimbra ainda circulam alguns que começaram a sua vida no Porto (portugueses), sendo que (senão a grande maioridade) pelos menos bastantes foram completamente desfeitos (vendidos a sucateiros), havendo outros (principalmente os de dois pisos) que foram para algumas escolas servirem de apoio.
* Nos países, como o Cazaquistão ainda por lá circulam troleicarros da marca "Efacec", importadoos do nosso país, mas que, pelo menos, escaparam à sucata.
* Finalmente, e no Museu do Carro Eléctrico do Porto, em Massarelos, pode-se observar um "BUT" de três portas, com o número 23, em estado implacável de conservação.
1 comentários:
Que saudade do meu 12.
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