Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

26 de maio de 2010

TROLEICARROS

* Com a preciosa ajuda de um livro editado pela secção do Norte da Ordem dos Engenheiros e de que é co-autor o meu amigo, Engenheiro Emídio Gardé (e cuja compra aconselho vivamente a todos os interessados nesta matéria, até porque o preço é bastante acessível) vou falar sobre troleicarros.
* Em português corrente trata-se de um veículo de transporte colectivo de passageiros, movido a electricidade (existiram alguns que possuiam motores auxiliares a diesel) e que segundo se saiba só circularem em três cidades portuguesas: Coimbra, Braga e Porto. Nestas duas últimas estão totalmente extintos,  mas em Coimbra ainda vão resistindo em algumas linhas.
* Estes veículos circulavam como qualquer autocarro tinham pneus de borracha, só que obrigavam a uma linha eléctrica (dupla) aérea que era a fonte de energia. O Porto foi a última cidade das duas onde mais tempo eles circularem, pois até há cerca de uma década ainda era possível observar a circulá-los em poucas linhas.
* Outra curiosidade foi que a cidade do Porto foi a única possuir estes veículos de dois pisos e de três nacionalidades (ingleses, italianos e portugueses). Nos portugueses equipados pela "Efacec" (passe a publicidade) chegaram a circular alguns articulados; muito embora os primitivos fossem os célebres "BUT" (ingleses) que tiveram duas versões (de duas e três portas).
* Em Coimbra ainda circulam alguns que começaram a sua vida no Porto (portugueses), sendo que (senão a grande maioridade) pelos menos bastantes foram completamente desfeitos (vendidos a sucateiros), havendo outros (principalmente os de dois pisos) que foram para algumas escolas servirem de apoio.
* Nos países, como o Cazaquistão ainda por lá circulam troleicarros da marca "Efacec", importadoos do nosso país, mas que, pelo menos, escaparam à sucata.
* Finalmente, e no Museu do Carro Eléctrico do Porto, em Massarelos, pode-se observar um "BUT" de três portas, com o  número 23, em estado implacável de conservação.
* Com a devida vénia ao amigo  Emídio Gardé o meu muito obrigado.







Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger