Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

10 de outubro de 2021

CASA DA VISCONDESSA

* Com a devida vénia ao seu proprietário, o ilustre senhor engenheiro Afonso, neto dos proprietários originais e também possuidor da "Quinta do Marmoiral", comprometo-me a retirar o texto se a isso fôr obrigado.

* Trata-se de uma casa brasonada que se localiza na freguesia de Vila Meã no município de Amarante, confinando com a via férrea do Douro e que já serviu para a rodagem de alguns filmes. Tem projeto do  Arquiteto Marques da Silva, tendo sido inaugurada nos anos iniciais do século XX. Por se encontrar sem utilização foi, ao longo do tempo, sujeita a atos de vandalismo com apropriação e destruição de tudo quanto tinha valor (piano, pinturas, mobiliário) que culminou com um incêndio no ano de 2011 de causas desconhecidas.

Deve-se recuar alguns anos para se chegar à construção. Um cidadão português ainda adolescente emigrou para o Brasil (fala-se que terá sido com dezasseis anos). Conseguiu alguma fortuna, por lá casou e teve seis filhos. Sabe-se que contraiu doença grave o que o levou a ir para o meio do mato a fim de ser curado por índios brasileiros. Recuperou e logo pensou em se dedicar ao fabrico de produtos naturais e medicinais. Entretanto enviuvou e perdeu o interesse em continuar a viver no Brasil, regressando a Portugal. Cá conheceu e apaixonou-se por uma senhora que era irmã do Doutor Torcato que era médico e com quem contraiu novo matrimónio, indo o casal viver para o Porto e onde ele se tornou farmacêutico. Como a sua esposa tinha raízes na então freguesia de Ataíde e sendo os pais dela (portanto sogros) donos da denominada "Quinta do Marmoiral", o casal terá solicitado que ampliassem a casa no sentido de eles puderem nela habitar sempre que se deslocassem em férias. O então seu sogro não o permitiu, contudo deu-lhe um terreno (praticamente defronte) para que eles lá edificassem a respetiva residência, o que de facto veio a acontecer.

Dom Manuel II devido à riqueza, à benemerência e ao seu altruísmo fê-lo cavaleiro e concedeu-lhe o título de "visconde", logo o povo começou a chamar à esposa, a Senhora Viscondessa, nome por que veio a ficar conhecida aquela propriedade. Infelizmente, e apesar das inúmeras deslocações efetuadas ao Brasil, nenhum dos descendentes quis

Parte da frontaria onde se pode ver o brasão em granito.

A frontaria em todo o seu esplendor, encontrando-se, na altura
em que feita a fotografia, a moradia a ser recuperada, faltando
as portas e as janelas.

ficar de posse da moradia, que esteve longos anos desabitada, mas com todo o seu rico mobiliário intacto. Mau grado toda a vigilância e distar apenas cento e cinquenta metros do posto local da GNR foi sendo sucessivamente espoliada e tomada por vândalos e sem abrigos que a destruíram totalmente.

Teixeira da Silva, AJ

(texasselvagem)

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger