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Pensamentos no SilvaTexas

6 de agosto de 2014

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SÃO MARTINHO DO PORTO

* Interface ferroviária da Linha do oeste, que serve a freguesia homónima no concelho de Alcobaça. O acesso é feito pelo Largo Vinte e Oito de Maio.
* Dispõe de uma linha de topo, uma de reserva e três vias de circulação com 498, 493 e 276 metros de extensão; sendo que as gares possuem o comprimento de de 214, 209 e 197 metros, com a altura de 50, 45 e 40 centímetros de altura.
* Esta interface situa-se no troço entre Torres Vedras e Leiria, que abriu à exploração em 01 de agosto de 1887 pela então "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses". Como curiosidade, e completamente ao invés do que se pratica em nossos dias, no ano de 1934 esta estação estava integrada num programa dos "Caminhos de Ferro Portugueses" que estabelecia preços mais baixos para as estações que servissem destinos balneares /ou termais. No ano seguinte, a mesma companhia construiu as instalações para a 5ª. secção  Via e Obras, no perímetro desta estação.
* Em  1961, esta interface dispunha de serviços de bagagens e passageiros da "Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses". Em termos de movimento de passageiros, esta era, na década de 1950 do século passado, uma das estações com mais movimento nesta região, com picos de tráfego durante as épocas balnear, de Natal e da Páscoa.
* Nos nossos dias, o maior movimento é a travessia dos veraneantes, uma vez que ela divide a freguesia ao  meio e se encontra muito próximo da praia, só sendo servida pelas composições regionais.
UDD (unidade dupla a diesel) da série 0450, saindo da
estação e atravessando uma passagem de nível. Desculpem-me
mas o material que por aqui circula é ... terceiro-mundista!
Assim, não se cativa a clientela!!!!

Vista geral do edifício ferroviário na parte virada para o
cais de embarque. Placa com o "C" de estação encerrada,
sem chefe ou qualquer funcionário.

Vista lateral do edifício e do jardim.

O fotógrafo  foi fotografado às horas indicadas.

Edifício da 5ª. secção de via e obras.

Parte da fachada virada para o largo 28 de Maio

Edifício que funcionou como cais das mercadorias.

O gabarit e a grua, com a linha de topo, junto ao edifício
das mercadorias (armazém).

Placas comemorativas dos jardins melhor tratados, seja
mais floridos (2º e 3º lugares)

Esta placa comemora o primeiro lugar atribuido pela
beleza do jasdim. Penso que nos tempos atuais se
deveriam atribuir prémios às estações melhor conservadas ... 

Edifício das ... sentinas, sanitas, retretes, doblu-cê (escolham)

Apesar de tudo já vi estações bem mais degradadas, considerando as escassas composições que por aqui passam.

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