ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CARREGAL DO SAL
* Esta infraestrutura ferroviária é simplesmente conhecida por "Estação do Carregal" ou "Estação de Carregal do Sal". É uma interface da Linha Ferroviária da Beira Alta, que serve o concelho e vila viseense de Carregal do Sal. Lá efetuam paragens as composições "intercidades" e "regionais". O acesso à mesma é feito pela Avenida Doutor Oliveira Salazar ( ... é favor não alterarem a denominação!)
* Possui duas vias de circulação com 498 e 472 metros de extensão, tendo as plataformas 262 e 226 metros de comprimento, ambas com a altura de 45 centímetros.
* O troço entre as Estações de Pampilhosa e Vilar Formoso, no qual esta interface se insere, entrou ao serviço, ainda que de forma provisória, em 01 de julho de 1882; pois a inauguração oficial e total da Linha, entre a Figueira da Foz e a fronteira espanhola deu-se no dia 03 de agosto do mesmo ano.
* No ano de 1932, foi instalada uma plataforma entre a primeira e segunda vias desta estação, criando-se, deste modo, uma linha de reserva.
* Como mera curiosidade, o último chefe desta estação foi o ilustre amigo, Senhor Lino Ferreira Dias.
Vista de sul para norte, com a lateral do edifício, com o nome antigo de Carregal, somente. |
Frontaria da estação exposta para o cais de embarque, com as duas linhas de circulação. |
Frontaria virada para o exterior em dia de uma valente chuvada. Táxi que aguarda possíveis viajantes, como eu ... só que eu tinha uma carona à espera! |
PK. 98,00 da Linha beiraltina em pleno espaço físico da estação. |
Ora aqui temos a linha de reserva que surgiu posteriormente. Sentido de norte para sul. |
Nunca soube quanto era a coima e não faço questão de vir a sabê-lo. Ninguém gosta que as suas propriedades sejam invadidas por estranhos. |
Composição regional, composta por uma UTE (unidade tripla elétrica) da série 2240, que fez uma breve paragem. |