Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

27 de julho de 2014

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SANTA COMBA DÃO

* Esta estrutura ferroviária é simplesmente conhecida por "Estação de Santa Comba Dão", sendo uma interface da Linha da Beira Alta e que serve o concelho viseense de Santa Comba Dão. Entrou ao serviço como parte integrante daquela linha em 01 de julho de 1882, ainda que de forma provisória. Este caminho de ferro foi oficialmente inaugurado em 03 de Agosto do mesmo ano. Por sua vez, a Linha do Dão (via métrica) que ligava esta estação a Viseu, entrou ao serviço em 25 de novembro de 1890, tendo sido encerrada definitivamente no ano de 1989, existindo ao longo de todo o seu percurso uma ciclovia, concluída recentemente. O acesso à estação é feito já na localidade de Vimieiro, pela denominada Rua da Estação.
* Além de duas linhas de topo e várias de reserva, esta estação apresenta três vias de circulação com 433, 420 e 311 metros de extensão, com todas as plataformas a possuirem 367 metros de comprimento e a altura de 45 e 50 centímetros. 
* Na altura da inauguração, a estação distava cerca de dois quilómetros do concelho, daí que, junto à mesma se tenha, desde logo, formado uma concentração populacional de reduzidas dimensões, criando-se armazéns, alojamento e outros estabelecimentos comerciais, que levaram à expansão, e originaram o epíteto de "Santa Comba Dão-Gare" que acabou por se celebrizar por ter sido o local de nascimento e residência do estadista  António de Oliveira Salazar.
* A linha do Dão foi um troço ferroviário construído por uma companhia diferente; enquanto a Linha da Beira Alta foi construida pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta; a do Dão foi construida pela Companhia Nacional de Caminhos de Ferro.
Grafia  antiga de Santa Comba-Dão

Pormenor dos dois relógios na fachada da estação.
Um parou com o tempo, o outro vai funcionando!

Depósito de água existente na estação.

Do interior da composição onde viajava, vista das
várias linhas de reserva sem qualquer material.

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger