Infraestrutura ferroviária que se situa na linha do Douro, em concreto ao ponto quilométrico (PK.) 50,814, à qual se acessa pela Rua Cinco de Outubro naquela vila. Entrou ao serviço comercial em 15 de setembro de 1878 com a designação de "Villa Meã". É servida pelas composições de tipologia "regionais" e "urbanos", encontrando-se dotada de sala de espera, rampa de acesso a cadeiras de rodas, lavabos e parque de estacionamento de veículos; no exterior possui conexão com serviço de táxis. Além de uma linha de topo tem duas vias de circulação com trezentos e cinquenta metros de comprimento, com as plataformas a terem duzentos e cinco e cento e trinta cinco metros de extensão e a altura única de trinta centímetros.
VILA MEÃ tornou-se vila em 01 de fevereiro de 1988, sendo o segundo centro mais comercial do município de Amarante, formando-se da união de três extintas freguesias (Ataíde, Oliveira e Real). Na localidade de Oliveira existe também um apeadeiro ferroviário da mesma linha. A vila situa-se no vale do rio Odres e tem a área total de 10,97 quilómetros quadrados, ocupada em permanência por cinco mil vilameanenses, resultando na densidade populacional um pouco superior a quatrocentos e cinquenta seis habitantes/quilómetro quadrado. Do seu território são naturais pessoas notáveis em diferentes temáticas: AGUSTINA DE BESSA-LUIS (literatura), AMADEO DE SOUSA CARDOZO (pintura e literatura), ACÁCIO LINO (pintura e retratista) e ANA GUEDES DA COSTA (enfermagem e benfeitora dos enfermos).
 |
Passagem de nível pedonal ao PK. 50,274 seja antes da estação no sentido de sul para norte. |
 |
O depósito de água e a homenagem a Teixeira de Pascoaes |
 |
O ponto quilométrico (PK.) 51,000 fica dentro do perímetro ferroviário. Vista parcial da antiga freguesia de Real, hoje integra a vila. |
 |
Sim, terminou a plataforma de embarque. |
 |
A união faz a força! Dupla de "UME'S" da série 3400 numa linha na outra estava uma unidade simples. |
 |
Nem todos param nesta estação, portanto cumprir os regulamentos é necessário e obrigatório. Local de atravessamento do canal. |
 |
Travão manual na linha de topo. São necessárias duas chaves para o abrir! |
 |
Instruções e curiosidades! |
 |
Os batentes da linha de topo, a que se referem as anteriores instruções. |
 |
Apesar da idade marca o tempo certo. |
 |
Canal de circulação no sentido de norte para sul. |
 |
Composição a chegar à estação, aproximando-se da passagem de nível da primeira foto que tem os sinais sonoros e luminosos acionados. |
 |
Esta está a deixar a vila. Entrada para a "Quinta do Marmoiral", com a devida vénia aos seus proprietários. |
Enviar um comentário