Mas o que será que este fulano quer...Bem, passemos às devidas explicações. Depois de uma madrugadela das tesas, para se apanhar o Alfa-Pendular cuja circulação correspondia ao comboio número 180, com partida da Estação Ferroviária do Porto/Campanhã às 5h47, fomos informados da supressão de várias composições (principalmente regionais) devido à greve do pessoal da CP.
Sempre fui a favor da greve, quando estas são justas - como me parece ser o caso - e assim o grupo dos três carolas, eu (texasselvagem), o João Ribeiro da Silva (j s trains) e o Luís Miguel Meireles (Cantinho/Comboios), acabou por não ir para o destino traçado, que seria a Estação Ferroviária da Figueira da Foz.
Mas não nos demos por vencidos, pois após o "alfa" nos haver deixado na Estação Ferroviária de Coimbra-B (nova), logo arranjamos maneira de cumprir os nossos objetivos - fazer fotografia ferroviária. Posto isto, tomou-se um regional de Coimbra-B para Coimbra-A (velha).
Sendo que esta estação se situa nas margens do Rio Mondego, nada melhor do que bater umas fotos logo ali. Sendo Coimbra a cidade dos estudantes, fica-se logo contagiado por um ar de romantismo...
Posto isto, e após algumas hesitações para novo destino (e sem certezas de se ter o regresso assegurado a horas de se chegar para almoço), por unamidade foi decidido tomar outro regional que nos levaria até Aveiro, correspondendo à circulação número 4606.
Finalmente, aqui apanhou-se o comboio suburbano que nos trouxe de volta até Campanhã, onde se chegou bastante antes do tempo que se tinha previsto para durar a passeata.
E foi assim mais uma manhã de saudável confraternização entre o habitual trio dos "carolas", que de semana para semana, vai cimentando uma amizade (ainda bébé) mas que se crê seja para durar como o ferro.
Como já sou acusado de filosofar bastante, passemos às imagens da minha responsabilidade, sendo que algumas foram efetuadas ainda de noite.
 |
Antigo locotrator da marca "Sentinel", da série 1150
que se encontra a apodrecer numa das linhas de
resguardo da Estação Ferroviária de Coimbra-B.
Ainda era noite, como se nota, quando esta foto foi tirada. |
 |
A "UTE" (unidade tripla elétrica) com o número 2274 que se encontrava
a aguardar serviço na mesma estação.
Era dia de greve... |
 |
Sua Santidade, o falecido Papa João Paulo II, embarcou em 15 de Maio
de 1982, no cais da Estação Ferroviária de Coimbra-B. Painel
comemorativo do evento! |
 |
Investimentos ferroviários...São bem necessários e nunca em
demasia, desde que sejam para melhorar as circulações. |
 |
A frente da "UTE" (unidade tripla eletrica) com o número
2283, toda grafitada. É escandaloso o que se faz ao
material que é de todos mós... |
 |
Foi a "UME" com o número 2255 que fez o transbordo do
trio entre as Estações Ferroviárias de Coimbra-B e Coimbra-A. |
 |
A "UTE" com o número 2281 aparcada na linha onde começava
o verdadeiro Ramal da Lousã, em Coimbra-A. |
 |
Ainda eram 7h30 e o grupo já estava em Coimbra, cidade
dos estudantes, cheia de encantos mil...onde o romantismo
se cheira em qualquer viela ou beco! |
 |
A imponente arquitetura da frontaria da Estação Ferroviária
de Coimbra-A. |
 |
Uma pequena amostra da fachada lateral esquerda do mesmo
edifício, local onde se iniciava o antigo Ramal da Linha da
Lousã que atravessava a cidade, acompanhando o
Rio Mondego. |
 |
Ponte de Santa Clara, sobre o Rio Mondego...o tal que nos
lembra os amores proibidos de Dom João e Dona Inês, que
deram origem a belos fados da boémia coimbrã. |
 |
Ora aí está, em primeiríssimo plano, o início do antigo Ramal da Lousã,
que depois passou a ser em Coimbra-Parque, para evitar a
circulação ferroviária por entre a circulação rodoviária! |
 |
Marginal do Rio Mondego, vendo-se no lado esquerdo, ao fundo
o Forum Coimbra (centro comercial). |
 |
Como era uma gaivota fêmea...caprichou-se para a foto, fazendo
pé-coxinho! |
 |
Não tendo a certeza absoluta...julgo que estas aves são
garças. Existem bastantes no rio. |
 |
Escultura representando a Rainha Santa Isabel, feita em gesso e
que encima uma portaria da Estação de Coimbra-A |
 |
Mais um exemplo da incúria ou desleixo a que deixam chegar
as composições ferroviárias. Não culpo ninguém, mas que
isto é aberrante, lá isso é... |
 |
Vista parcial da gare de passageiros daquela estação ferroviária
(Coimbra-A). |
 |
Um dos muitos ex-libris desta zona ribeirinha de Coimbra.
O edifício do Hotel Mondego! |
 |
Da estação ferroviária de Coimbra-A para a de Aveiro, o grupo
viajou na carruagem construida pela empresa "Alstom" com
o número 90.94.05-002281-1, com capacidade para 79
passageiros sentados e 55 de pé. |
 |
Os meus dois companheiros de aventuras ferroviárias.
Pendurada a saca com a caixinha dos "pasteis de
Tentúgal", como não poderia deixar de ser... |
 |
Ora aí estam eles...na sua melhor pose! |
 |
Ensinaram-me que "trio" quer dizer três! Bem, eu até levei
roupa a condizer com os assentos. Nesta altura estava com
comichão na mama. |
 |
Canoagem no Rio Mondego..
Foto tirada através da janela da composição ferroviária! |
 |
Paragem na Estação Ferroviária da Curia, famosa estância termal que
pertence à freguesia de Tamengos do concelho da Anadia. |
 |
Paragem na Estação Ferroviária de Mogofores, terra natal do
nosso artista José Cid e que também pertence ao concelho
da Anadia. |
 |
Exterior da Estação Ferroviária de...(é favor ler).
Símbolo da "Refer" (Redes Ferroviárias Nacionais)
que é a proprietária dos edifícios das estações. |
 |
Passagem de nível à moda antiga, à saida da estação de Aveiro
na Linha do Vale do Vouga. A sinalização está para os veículos
automóveis, mas as composições também silvam e passam a
passo de caracol! |
 |
Linha do Vale do Vouga com a velocidade máxima permitida de 40 quilómetros/hora. |
 |
A tal passagem de nível sem barreiras, nem semáforos, onde as
composições passam à velocidade (louca) de 10 quilómetros. |
 |
O meu ilustre camarada "el comandante" a fazer a foto
da praxe à cauda de uma composição do "Vouginha" que
circulava com um atraso muito razoável... |
 |
Foi chegar, largar os passageiros e mudar de cabine de
condução. Aí vai a mesma composição do "Vouginha"
agora já de regresso. |
 |
Composição que pertence aos comboios suburbanos do Porto, que
se encontra aparcada na Estação Ferroviária do Porto/Campanhã.
Grafitada quanto baste... |
 |
A "UTE" (unidade tripla elétrica) 2243 aparcada em Campanhã.
Estas composições não tinham as listas pretas na frente...será
uma forma de homenagear o encerramento da cirulação que
elas faziam na Linha de Leixões? |
Leia Mais