ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BRAGA
E eis-nos chegados ao destino. Vista parcial do antigo edifício ferroviário da Estação de Braga. |
Fachada exterior (principal) do antigo edifício ferroviário! Imponente e bem conservado. |
Frontaria exterior (entrada) do edifício da atual Estação Ferroviária. Magnífica arquitetura em termos vanguardistas! |
Vista parcial das plataformas para embarque. |
A composição que me levou e...que trouxe o "trio" de regresso. Pára em todas, exceto Portela! |
O tempo parou...Apesar de ser fabricado no distrito (Vila Nova de Famalicão) precisa de manutenção! |
Vista geral da fachada lateral do antigo edifício ferroviário, com o "verdadeiro" fim de linha. |
Uns partem (nós)...outros chegam! Fim da viagem que havia começado em Faro para um "alfa-pendular". |
A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BRAGA" ou simplesmente "Estação de Braga" é uma interface do Ramal de Braga - sendo o seu términos - e que serve a cidade e concelho do mesmo nome, tendo acesso direto pelo Largo da Estação. * Nos nossos dias, esta estação acolhe serviços de passageiros de tipologia "Alfa Pendular" e "Urbano". * No ano de 2004, a estação detinha a classificação "B" da Rede Ferroviária Nacional (Refer); sendo que no ano de 2010 - mantendo-se nos dias atuais - possuia seis vias de circulação, cujas extensões variavam entre os quatrocentos (400) e os duzentos e vinte um (221) metros, as quatro plataformas possuem todas o comprimento de duzentos e vinte (220) metros e a altura de noventa (90) centímetros, existindo a possibilidade de manobras ferroviárias. * Em 02 de julho de 1867, foi emitida uma lei, que autorizava o Estado a construir, explorar - entre outras ligações - uma linha entre as cidades do Porto e Braga. Já em 14 de Junho de 1872, um decreto determinou que se iniciasse a construção de um troço entre o Porto e a Galiza, e que servisse, igualmente Braga e Viana do Castelo. O Ramal de Braga foi aberto à exploração em 21 de Maio de 1875. * No ano de 1926, a Direção dos Caminhos de Ferro do Minho e Douro (CFMD) detinha a exploração de uma linha de autocarros, que ligava esta estação ao Santuário do Bom Jesus do Monte. No ano de 1933, a estação sofreu obras de recuperação e melhoramentos e, no ano seguinte, instalou-se a iluminação elétrica na segunda plataforma. * Neste seculo, no ano de 2003, no âmbito do projeto "Estações com Vida" da Rede Ferroviária Nacional, a estação sofreu obras profundas de remodelação; o projeto, cujo propósito é transformar as estações em espaços de dinamização cultural, social e económica das localidades onde se inserem, implicou - no caso em apreço - a construção de um novo edifício, com espaços comerciais e de serviços (restaurantes, tabacarias, lojas...) e a instalação de jardins e de parques de estacionamento. O antigo edifício deixou de ser utilizado como interface ferroviária, passando a ser usado para atividdades sócio-culturais. * A nova estação foi inaugurada a 21 de Abril de 2004, no mesmo dia em que o Ramal foi reaberto após obras de modernização, que levaram ao encerramento por algum tempo. * No ano de 2010, parte do antigo edifício da estação foi ocupado por uma escola de formação na área das artes visuais.
Aqui ao menos nem tudo correu tão mal, os Srs. da CP deram um Pei... a cheirar bem.Parabéns amigo pela bela reportagem.
Um abraço!!!
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