ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO PORTO/CAMPANHÃ
* Infraestrutura que serve o Ramal de Braga e as linhas de Guimarães, do Douro, do Minho e do Norte que se localiza na freguesia portuense de Campanhã; sendo uma das três que servem a cidade. Na sua origem era denominada por "Estação do Pinheiro" e aqui funcionavam as oficinas do material circulante, entretanto transferidas para as instalações de Contumil. Nela se iniciava o extinto "Ramal da Alfândega" só utilizado por composições de mercadorias.
Em cima da ponte ferroviária São João, sobre o Rio Douro. Ao fundo a ponte rodoviária do Freixo |
Saida da estação pela linha do Norte. Entrada na ponte São João. |
Carruagens "corail". As roxas são de 1ª classe e as verdes de 2ª, que são exclusivas das composições "intercidades" |
As locomotivas elétricas da série 5600 são as que tracionam os "intercidades". |
UTE (unidade tripla elétrica) da série 2240, popularmente apelidadas de "lili caneças". |
Carruagens sexagenárias, mas completamente renovadas, da marca "Schindler" habitualmente utilizadas nas linhas do Douro e Minho. |
Atacadeira do empreiteiro ferroviário "Fergrupo" utilizadas em grandes obras de renovação. Salvo erro são os veículos ferroviários de maior comprimento. |
UTD (unidade tripla a diesel) originária de Espanha, da série "592", apelidada de "camelas". |
Locomotiva elétrica da série 2600, cujas unidades estiveram encostadas condenadas à sucata |
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