Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

18 de agosto de 2016

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MANGUALDE

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MANGUALDE" é uma interface da linha da Beira Alta, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 128,509 e cujo acesso é feito pela rua da Estação.
* É servida pelas composições "regionais", "intercidades", "sud expresso" e "lusitânia comboio hotel". Está dotada de praça de táxis, terminal de autocarros, bilheteira, rampa de acesso a cadeiras de rodas (deficientes), sanitários, sala de espera, posto público telefónico, cafetaria e posto postal (CTT).
* Além de várias linhas de topo e de reserva possui quatro vias de circulação com os comprimentos a variarem entre os trezentos e setenta seis (376) e duzentos e cinquenta oito (258) metros, com as plataformas a terem a extensão de trezentos e sessenta seis (366) e trezentos e trinta cinco (335) metros e a altura de setenta (70) e quarenta (40) centímetros.
* Entrou ao serviço comercial em 01 de julho de 1882, inaugurada pela então "Companhia de Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta".
* Em todo o perímetro ferroviário desta estação são permitidas manobras e possui permanentemente aparcado material afeto às "catenárias" e às "vias e obras".

Material de manutenção das catenárias e das vias.
Lateral do edifício ferroviário

Frontaria da estação na parte voltada para a via pública.

O depósito de água que serve a estação.

O edifício ferroviário e o terminal de autocarros.

Grua que servia o antigo cais de mercadorias.

Na rotunda que dá acesso à rua da Estação, um bom exemplo
de aproveitamento ferroviário. Só falta mesmo uma simples
locomotiva,ou um antigo vagão ou carruagem!

Canal ferroviário com alguns vagões
madeireiros aparcados

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16 de agosto de 2016

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BEJA

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BEJA" é uma interface da linha do Alentejo, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 153,937 e que tem acesso pelo largo da Estação Ferroviária, naquela cidade. Entre os anos de 1869 e 1990 foi o entroncamento do ramal  de Moura.
* É servida pelas composições "intercidades alentejanas", encontrando-se dotada de praça de táxis, posto público telefónico, aparcamento automóvel gratuito, bilheteiras, sanitários, posto de informações, sala de espera e cafetaria,
* Possui duas linhas de topo, três de reserva onde são permitidas manobras, limpeza do material circulante e abastecimento de gasóleo ao mesmo e, ainda, três vias de circulação com os comprimentos de seiscentos e cinquenta oito (658) e trezentos e oitenta oito (388) metros, com as plataformas a terem duzentos e dezasseis (216) e cento e noventa quatro (194) metros de extensão e a altura de sessenta e cinco (65) e quarenta e cinco (45)centímetros.
* Foi inaugurada em 15 de fevereiro de 1864, pela então "Companhia de Ferro do Sueste".

Vista lateral do edifício ferroviário na parte voltada
para a gare.

Gémeas. Nesta côr estas UDD da série 0450 fazem
composições "intercidades". Neste caso são as
0459 e 0461, renovadas nas oficinas de Guifôes.

Antigo armazém de mercadorias que era servido
por linha de topo. Hoje estás afeto às telecomunicações
ferroviárias (Refertelecom).

A sumtuosidade do edifício ferroviário na parte
voltada para o largo público.

Neste edifício já funcionaram restaurantes.

Abastecimento de gasóleo para as automotoras.

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15 de agosto de 2016

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ABRANTES

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ABRANTES" é uma interface da linha da Beira Baixa, na qual se situa ao ponto quilométrico (PK.) 134,919, correspondendo, igualmente, ao ponto quilométrico (PK.) 0,0 da linha do Leste. Tem acesso pela rua da Estação na extinta freguesia de Rossio ao Sul do Tejo, daquele concelho scalabitano.
* É servida pelas composições "regionais" e "intercidades", encontrando-se dotada de terminal de autocarros, praça de táxis, aparcamento de veículos gratuito, bilheteira, rampa de acesso a cadeiras de rodas (deficientes), sanitários, sala de espera, posto público telefónico, caixa "multibanco", cafetaria e posto postal (CTT).
* Entrou ao serviço comercial em 07 de novembro de 1862, inaugurada pela então "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses".
* Possui quatro linhas de topo, outras quatro de reserva, onde são permitidas manobras e três vias de circulação com os comprimentos de quinhentos e oito (508), trezentos e onze (311) e duzentos e setenta um (271) metros, com as plataformas a terem a extensão única de duzentos e sete (207) metros e a altura de setenta (70) centímetros.
* A empresa ferroviária "Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses" fez a inauguração, no ano de 1936, de um armazém de víveres da autoria do arquiteto Cottinelli Telmo.

Frontaria do edifício ferroviário na parte voltada para
a via pública.

Edifício que serviu como armazém de mercadorias e foi
servido por três linhas de topo (duas nas traseiras e
uma na frente).

O depósito de água afeto à estação encontra-se em
excelente estado de conservação.

O ponto quilométrico (PK.) 135,000 em pleno perímetro da
estação.
Toma de água em bom estado de conservação,  mas hoje
sem utilidade prática.
Material afeto às vias e obras que existia com fartura
naquela estação.

Vista geral do imponente edifício ferroviário na parte
voltada para a rua da estação.
.

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13 de agosto de 2016

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MEXILHOEIRA GRANDE

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA MEXILHOEIRA GRANDE" é uma interface da linha do  Algarve, na qual se situa ao ponto quilométrico (PK.) 339,173 e cujo acesso é feito pela Estrada da Estação naquela freguesia do concelho de Portimão.
* Apesar de todo o seu movimento de outrora, em nossos dias é, por assim dizer-se uma estação eclipsada, sendo servida, unicamente, pelas composições "regionais", encontrando-se dotada de rampa de acesso a cadeiras de rodas (deficientes).
* No antigo edifício da estação funciona, desde o ano de 2005, o "Centro Interpretativo Ambiental da Ria do Alvor", creio que no regime de comodato; uma vez que todo o resto está abandonado.
* Possui duas vias de circulação cujo comprimento é de duzentos e treze (213) metros, sendo que as plataformas têm a extensão de oitenta e um (81) e oitenta e dois (82) metros, com as alturas, respetivamente, de sessenta (60) e vinte cinco (25) centímetros.
* Entrou ao serviço comercial em 30 de julho de 1922.

Edifício ferroviário na parte voltada para a via pública.

Numa das plataformas de embarque, lateral do já
referido edifício.

O pequeno anexo onde funcionavam as latrinas (retretes)

O pequeno edifício que foi destinado às mercadorias e que
era servido por uma linha de topo (hoje inexistente)

O canal ferroviário com o PK. 339,000 no perímetro da gare.

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9 de agosto de 2016

APEADEIRO DE BARQUEIROS

* O "APEADEIRO DE BARQUEIROS" é uma infraestrutura da linha do Douro, na qual se situa ao ponto quilométrico (PK.) 91,412 e que serve aquela freguesia do concelho de Mesão Frio.
* Apenas é servido pelas composições do tipo "regionais", encontrando-se dotado de acesso a cadeiras de rodas (deficientes).
* Entrou ao serviço em 15 de julho de 1879.
Sem qualquer utilidade!

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ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE LOURIÇAL/MARINHA DAS ONDAS

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE LOURIÇAL/MARINHA DAS ONDAS" é uma interface da linha do Oeste, na qual se situa ao ponto quilométrico (PK.) 191,918 e representa o início do pequeno ramal do Louriçal com cerca de oito quilómetros, que entrou ao serviço só de mercadorias em 1993. Serve as localidades do Louriçal e de Marinha das Ondas, tendo acesso pela Rua das Mó, nesta última freguesia pombalense.
* É servida pelas composições do tipo "regional", encontrando-se dotada de rampa de acesso a cadeiras de rodas (deficientes), sanitários e sala de espera.
* Entrou ao serviço comercial em 17 de julho de 1888, pela então "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses".
* Possui três vias de circulação com seiscentos (600) e quatrocentos e setenta dois (472) metros de comprimento, tendo as plataformas a extensão de cento e trinta sete (137) e cento e vinte cinco (125) metros e a altura de quarenta (40) e quarenta e cinco (45) centímetros.
O edifício ferroviário.

A entrada principal

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ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MONTE REAL

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MONTE REAL" é uma interface da linha do Oeste, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 172,625 e que serve as termas leirienses de Monte Real.
* É servida pelas composições dos tipos "regionais" e "interregionais", encontrando-se dotada de bilheteira, sanitários e acesso a cadeiras de rodas (deficientes).
* Possui três vias de circulação com os comprimentos de quatrocentos e dois (402) e quinhentos e trinta nove (539) metros, tendo as plataformas a extensão de cento e noventa cinco (195) e cento e quarenta seis (146) metros e as alturas de quarenta e cinco (45) e quarenta (40) centímetros.   
* Foi inaugurada em 17 de julho de 1888 pela então "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses".
A entrada principal da estação está encerrada!

Edifício ferroviário.

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APEADEIRO DE MONTE REDONDO

* O "APEADEIRO DE MONTE REDONDO" é uma infraestrutura da linha do Oeste, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 177,782 e que serve aquela localidade do concelho leiriense.
* Apenas é servido pelas composições do tipo "regionais", encontrando-se dotado de rampa de acesso a cadeiras de rodas (deficientes).
* Entrou ao serviço comercial em 17 de julho de 1888 pela então "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses".
Lateral do edifício ferroviário

O edifício ferroviário.

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ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CARREGAL DO SAL

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CARREGAL DO SAL" é uma interface da linha da Beira Alta, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 97,960 e que serve aquela vila, tendo acesso pela avenida Doutor Oliveira Salazar.
* É servida pelas composições do tipo "regionais" e "intercidades" (penso ter sido esta uma das últimas conquistas do ilustre Lino Dias), encontrando-se dotada de terminal de autocarros, praça de táxis, sanitários, sala de espera e posto público telefónico.
* Entrou ao serviço comercial em 01 de julho de 1882, inaugurada pela então "Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta".
* Possui duas vias de circulação com o comprimento de quatrocentos e noventa oito (498) e quatrocentos e setenta dois (472) metros; as plataformas têm a extensão de duzentos e sessenta dois (262) e duzentos e vinte seis (226) metros e a altura única de quarenta e cinco (45) centímetros. 
Lateral do edifício ferroviário com o ilustre Lino Dias, que faz o favor
de se manter como meu amigo e  que foi o último chefe desta estação.

O edifício ferroviário.

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ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CANAS/FELGUEIRA

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CANAS/FELGUEIRA" é uma interface da linha da Beira Alta, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 109,097, com acesso pelo largo da Estação e que serve as localidades de Canas de Senhorim e Caldas da Felgueira do concelho de Nelas.
* É utilizada apenas pelas composições do tipo "regionais", encontrando-se dotada de sala de espera, praça de táxis e posto telefónico público.
* Possui duas vias de circulação com os comprimentos de quinhentos e quarenta um (541) e quinhentos e catorze (514) metros, com as plataformas a terem a extensão de cento e sessenta quatro (164) e noventa (94) metros e a altura única de quarenta e cinco (45) centímetros.
* Entrou ao serviço comercial em 01 de Julho de 1882, inaugurada pela então "Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta".
O edificio ferroviário.

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APEADEIRO DE MOIMENTA/ALCAFACHE

* O "APEADEIRO DE MOIMENTA/ALCAFACHE" é uma infraestrutura da linha da Beira Alta, na qual se situa ao ponto quilométrico (PK.) 123,870 e que tem acesso pela rua da Estação na localidade de Moimenta de Maceira Dão.
* Apenas é servido pelas composições do tipo "regionais", encontrando-se dotado de praça de táxis e acesso a cadeiras de rodas (deficientes).
* Entrou ao serviço comercial em 01 de julho de 1882, pela então "Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta".
* Foi junto desta infraestrutura que ocorreu o, até hoje, pior acidente ferroviário em Portugal, em 11 de setembro de 1985 que causou mais de cento e cinquenta mortos, quando uma composição regional chocou frontalmente com o "sud expresso".
O edifício ferroviário

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ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ALCACER DO SAL

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ALCÁCER DO SAL" é uma infraestrutura da linha do Sul, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 78,247 e que serve aquela cidade homónima, com acesso pelo largo da Estação.
* Entrou ao serviço comercial em 25 de maio de 1920, mas viu todos os serviços de passageiros encerrados em 01 de dezembro de 2011; sendo hoje uma estação de passagem ou apenas usada pelas composições de mercadorias.
* Possui duas vias de circulação com os comprimentos de seiscentos e vinte um (621) e quinhentos e oitenta seis (586) metros, as plataformas têm todas a extensão de cento e vinte (120) metros e a altura de trinta e cinco (35) e quarenta (40) centímetros.
Antigo edifício que servia como armazém de mercadorias
e que ainda é servido por uma linha de topo.

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ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA FUNCHEIRA

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA FUNCHEIRA" é uma interface da linha do sul, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 164,681 e que também serve de entroncamento com a linha do Alentejo (PK. 217,600). Situa-se na aldeia homónima do concelho de Ourique.
* É servida pelas composições "intercidades" e "alfa pendulares", estando dotada de praça de táxis, sanitários, sala de espera e rampa de acesso a cadeiras de rodas (deficientes).
* Entrou ao serviço comercial em 23 de agosto de 1914, possuindo três vias de circulação com quinhentos e cinquenta dois (552), trezentos e noventa nove (399) e trezentos e vinte seis (3236) metros; as plataformas têm a extensão de duzentos e doze (212), cento e noventa seis (196) e sessenta nove (69) metros e a altura de setenta /70) e vinte cinco (25) centímetros. 
Perímetro ferroviário com o depósito de  água.

Frontaria do edifício ferroviário

Dresines de "vias e obras" afetas à estação.

Locomotiva elétrica da série 5600, normalmente usadas
para tracionar as composições "intercidades".

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ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO-GUADIANA

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SANTO ANTÓNIO-GUADIANA" foi uma interface da linha do Algarve, na qual se localizava ao ponto quilométrico (PK.) 396,941 e que presentemente se encontra desativada.
* Além  de servir o centro daquela cidade algarvia, servia de polo de ligação com os "ferry's que fazem o transporte para a cidade espanhola de Ayamonte. Ficava com acesso pelos anexos dos edifícios alfandegários na avenida marginal.
* Havia entrado ao serviço em 24 de janeiro de 1952,  inaugurada pela então "Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses". 
Cais dos "ferry's" com destino a Ayamonte.
O edifício ferroviário tal como se nos apresenta.

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ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

* A "ESTAÇÃO FERROVIÀRIA DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO" é uma interface da linha do Algarve, onde se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 395,978 e que tem acesso pelo largo da Estação naquela cidade algarvia.
* É servida pelas composições do tipo "regionais", encontrando-se dotada de praça de táxis, bilheteira, sanitários, sala de espera, posto público telefónico e acesso a cadeiras de rodas (deficientes).
* Possui três vias de circulação com os comprimentos de quatrocentos e trinta sete (437) e quatrocentos e sete (407) metros, com as plataformas a terem a extensão de cento e trinta três (133) metros e a altura de quarenta (40) e trinta e cinco (35) centímetros.
* O atual edifício da estação é de um estilo modernista e foi desenhado no ano de 1936 pelo arquiteto Cottinelli Telmo. 
* Entrou ao serviço comercial, em conjunto com as demais infraestruturas deste troço, em 14 de abril de 1906. 
Composição UDD da série 0600 e a frontaria da estação na
pare voltada ao cais.

Armazém de mercadorias servido por uma linha de topo
onde se encontravam aparcados alguns vagões fechados
do tipo "His".

Aparelho de mudança de via manual.

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APEADEIRO DE CASTRO MARIM

* O "APEADEIRO DE CASTRO MARIM" que começou como sendo estação, é uma infraestrutura da linha do Algarve, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 389,911 e que serve este concelho algarvio.
* Apenas é servido pelas composições do tipo "regionais", tendo entrado ao serviço (como estação) em 14 de abril de 1906.
A frontaria do edifício ferroviário.

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8 de agosto de 2016

ESTAÇÃO DE CACELA

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CACELA", que na sua origem se denominava por "Cacella", é uma infraestrutura da linha do Algarve, na qual se situa ao ponto quilométrico (PK.) 384,058 e que serve a freguesia de Vila Nova de Cacela, no concelho de Vila Real de Santo António.
* É servida pelas composições do tipo "regionais", tendo entrado ao serviço comercial em 14 de abril de 1906.
* Possui duas vias de circulação com os comprimentos de duzentos e sessenta dois (262) metros e as plataformas têm a extensão de duzentos e dez (210) e cento vinte oito (128) metros, com a altura única de quarenta (40) centímetros.
 Cruzamento de duas UDD'S da série 0600.

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APEADEIRO DE CONCEIÇÃO

* O "APEADEIRO DA CONCEIÇÃO" é uma infraestrutura da linha do Algarve, onde se localiza no ponto quilométrico (PK.) 376,941 e que serve aquela extinta freguesia tavirense. No seu início foi uma estação.
* Apenas é servido pelas composições do tipo "regionais", encontrando-se dotada de rampa de acesso a cadeiras de rodas (deficientes).
* Entrou ao serviço comercial em 14 de abril de 1906. 
Fachada do edifício ferroviário na parte voltada para o cais.

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