Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

16 de julho de 2016

Estação de Soure

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SOURE" é uma interface da linha do Norte, que serve a vila homónima no concelho de Coimbra e cujo acesso é feito pela Rua da Estação.
* Desde janeiro de 2011 que se encontra dotada de três vias de circulação com os comprimentos de trezentos e sessenta e quatrocentos e quarenta sete metros, as respetivas plataformas têm a extensão de duzentos e setenta e duzentos e trinta oito metros, correspondendo a altura a cinquenta e cinco centímetros. A localização exata é no ponto quilométrico 185,347 e está equipada com parque de estacionamento gratuito, elevadores, acesso a cadeiras de rodas e uma praça de táxis. As composições que, habitualmente, lá fazem paragem são os "regionais".
* O primeiro troço da linha do Norte, entre as estações do Entroncamento e de Soure, em que se integra, foi aberto e inaugurado em 22 de maio de 1864, pela então "Companhia Real dos  Caminhos de Ferro Portugueses". O troço seguinte até Taveiro entrou ao serviço regular em 07 de julho daquele mesmo ano, o que concluiu a ligação deste o Entroncamento até Vila Nova de Gaia, permitindo comboios diretos desde a capital até esta cidade nortenha.
* Como curiosidade diga-se que no longínquo ano de 1903, um comboio de passageiros descarrilou no interior desta infraestrutura, não causando quaisquer vítimas mortais, mas causando graves e irreparáveis danos no material circulante. A circulação foi totalmente interrompida durante várias horas, obrigando uma composição "sud express" a rumar pela linha do Oeste.
* No ano de 1934, a sucessora "Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses" fez grandes melhoramentos no edifício e em toda a área envolvente, dotando a estação de uma linha de topo que servia o armazem das mercadorias. 

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger